São Paulo é campeão por WO

São Paulo é campeão por WO

Troféu Copa Sul AmericanaO São Paulo Futebol Clube foi campeão nesta última quarta-feira, dia 12, da Copa Sul Americana 2012. O torneio é formado por clubes da América do Sul que não foram os primeiros lugares em seus campeonatos, o que usualmente permite ao time participar da Libertadores da América, o principal torneio de clubes da América do Sul.

O que chamou a atenção não foi o jogo, nem o campeão, nem a festa realizada pelo clube Paulista no jogo de despedida de seu jogador Lucas, mas sim o modo como foi encerrado o jogo.

O clube argentino, Club Atlético Tigre, que disputava a final, não retornou ao segundo tempo, desistindo do jogo, de uma final, do prêmio e correndo o risco de perder a vaga para a Libertadores, que possuí. O que levou o time argentino a isto?

O jogo

A final, assim como as demais etapas do campeonato, é disputada em 2 jogos, um na casa de cada um dos clubes. O primeiro jogo terminou 0x0, foi um jogo feio e violento, onde o time argentino apenas se defendeu, e o brasileiro não conseguiu efetuar ataques que ameaçavam o adversário.

O segundo jogo parecia seguir a tônica do primeiro, arbitragem péssima, permitindo jogadas violentas, defesa ruim contra ataque fraco… contudo o São Paulo demonstrou maior empenho e aos 22 minutos Lucas abriu o placar, o time argentino precisou deixar a defesa e apenas 6 minutos depois Osvaldo ampliou o placar para o São Paulo. O clube argentino se perdeu em campo e partiu para violência, em uma jogada acertou Lucas no nariz causando sangramento, o que por sua vez inicio reclamações, mais violência, o arbitro iniciou a distribuir cartões amarelos e a torcida gritava Olé.

O intervalo

Ao apitar o fim do primeiro tempo, o jogador Lucas mostrou o curativo com sangue ao jogador argentino, o que provocou um tumulto, o clube Paulista evitou o confronto enquanto quase toda equipe argentina atacou. E antes de entrar nos vestiários o jogador Paulo Miranda do São Paulo entrou na briga. O time argentino continuo procurando briga.

O segundo tempo

No segundo tempo o São Paulo retorno, mas seu adversário, não. O árbitro após 35 minutos de tentativas de fazer o Club Atlético Tigre retornar, sem exito, encerrou a partida, declarando o São Paulo vencedor e então campeão.

Alegações

  • O São Paulo informa que não seus jogadores evitaram a briga e retornaram a campo.
  • O Tigre informava que seus jogadores foram agredidos pela polícia e por seguranças do São Paulo e ameaçados com arma de fogo, posteriormente retiraram a parte da ameaça com arma de fogo.

Campeão por WO

Implicações

  • Os torcedores que compareceram ao estádio foram prejudicados, assim como as empresas que transmitiam o evento e seu ouvintes, telespectadores e etc.
  • O eventos estão sob investigação da Conmebol, a mesma informa que tomará as sanções necessária, contudo a mensa informa que o São Paulo é oficialmente o campeão. “La CONMEBOL, considera que los millones de televidentes, la multitud que también fue protagonista en el estadio y toda la comunidad del fútbol internacional merecen una satisfacción.”
  • O presidente da Fifa, Joseph Blatter, comentou, ao meu ver sem conhecimento suficiente do caso, que esta ocorrência serve de aviso para a organização do Mundial 2014, tomar medidas de segurança.

Os Clubes

A equipe argentina Tigre, formada em 1902, não possui títulos expressivos nacionais ou internacionais. Contudo nos últimos anos chegou a três vice campeonatos argentinos, inclusive 2012 (Clausura), o que demostrava uma ascendência contudo sob a justificativa do foco na Sul-Americana, no Apertura (atual campeonato) está em penúltimo lugar.

A equipe brasileira São Paulo, formada em 1935, possui 6 títulos nacionais  e 11 internacionais. Embora o São Paulo não apresentar grande futebol, foi o quarto colocado no campeonato brasileiro e se mostrou superior ao time argentino em ambos os jogos.

Considerações

Creio que o clube argentino, diante da derrota iminente, decidiu partir para outra estratégia, primeiro a violência, a qual não estava funcionando, e em seguida a fuga do jogo, para tentar algo extra campo. Pois não vejo, como validar os argumentos de alguém que parte para violência e depois alega estar machucado. Como você parte para briga e acha que não vai se machucar? Lutadores profissionais se machucam muitas vezes sozinhos, em golpes aplicados errado. Ou pior, você parte contra uma força policial ou de segurança e imagina que eles irão sair da sua frente e utilizarão escudos de algodão para se protegerem de seus golpes?

Não encontro razão para os argumentos do Blatter, e muito menos para os do Tigre, que nem mesmo a AFA vai apoiar neste caso. Creio que o Blatter deveria se preocupar mais com a qualidade da arbitragem que, conivente com pontapés e agressões, tornou um jogo profissional que tem diversas empresas envolvidas, em algo ridículo que nem mesmo em torneio amadores vi ocorrer, incluindo torneios infantis e juvenis.

Quais punições esperar? Quem você considera errado? Compartilhe sua opinião!

Deixe sua opinião!