Reduza a imagem (área de armazenamento do disco) do VirtualBox

Reduza a imagem (área de armazenamento do disco) do VirtualBox

Logo VirtualBoxReduzir área de armazenamento de discos do VirtualBox é uma importante tarefa quando se trata de realizar cópias de segurança (backups), transferências ou mesmo garantir um pouco mais de área livre no hospedeiro (host). Porém esta não uma tarefa tão trivial, assim explicamos aqui os passos para reduzir área de armazenamento do disco do VirtualBox com sistema operacional Windows, contudo as operações podem ser replicadas a outros sistemas.

A premissa para tal operação é que seu disco virtual seja criado com alocação dinâmica:

Em seu disco virtual dinâmico, devidamente criado e com o sistema instalado, o processo para reduzir área de armazenamento é composto por 4 tarefas:

1. Limpeza

Abra a maquina virtual e comece um limpeza. A limpeza na máquina virtual pode ser realizada manualmente ou utilizar ferramentas como CCleaner (gratuito ou pago), Windows 7 Manager (pago), etc.  Para a limpeza você deve remover tudo que considera desnecessário ou temporário. Segue abaixo pequena lista de referencia para remoção:

  1. Restaurações de atualizações
  2. Aplicativos sem uso (jogos/ferramentas/etc)
  3. Arquivos temporários
  4. Arquivos de navegação (cache/downloads) na Internet
CCleaner aplicativo

Ferramenta de limpeza

2. Remova os fragmentos

Ferramenta de desfragmentação

Ferramenta de desfragmentação

Remover os fragmentos é organizar os seus arquivos e do sistema de modo a otimizar o acesso e reduzir os espaços em branco, deixados pelas remoções de arquivos e programas, arquivos temporários. As ferramentas que fazem isso são chamadas  de Disk Defragmenter, ou desfragmentador de disco, no Windows você encontra essa ferramenta nativa em “Ferramentas de sistema” ou buscando pelo nome “defrag”.

Desfragmentar Encontre

Encontre o desfragmentador

Como por ser visto na imagem, a ferramenta é bem simples, constituída por dois botões principais Analisar e Desfragmentar, basta então analisar e desfragmentar o disco, se necessário, pois nas versões mais recentes do Windows a ferramenta é executada automaticamente, conforme agendamento da tarefa.

3. Faça o espaço vazio ser vazio

Embora você tenha deixado mais espaço livre, apagando os arquivos e os reorganizando, os sistemas, usualmente, não apagam o arquivo! Eles apagam o índice que informa onde está o arquivo, assim seu disco continua com os arquivos. assim para apagá-los efetivamente precisa gravar no espaço sem uso um valor que indique vazio, usualmente 0.

No Windows você pode usar a ferramenta sdelete da Technet.

Abra o processador de comandos (CMD na busca) e da pasta onde baixou a ferramenta execute o comando sdelete -z.

Processador de comandos

Processador de comandos

Nota 1: No linux você pode usar a ferramente como zerofree ou pelas ferramentas dd e rm.

sudo dd if=/dev/zero of=/emptyfile bs=1M
sudo rm -rf /emptyfile

4. Reduza a imagem

Agora encerre o sistema operacional na maquina virtual e feche a maquina virtual (VirtualBox).

Feito isso, agora, reduza a imagem! Para tanto para tanto abra o processador de comandos (CMD na busca) e da pasta onde esta o VirtualBox execute a ferramenta VBoxManage com a modificação de disco, modifyhd.

VBoxManage modifyhd minhaImagem.vdi --compact

Substitua o nome “minhaImagem.vdi” pelo caminho e nome de sua imagem com a extensão.

Nota 2: Alternativamente a ferramenta do VBoxManage, clonehd, também pode ser utilizada para a redução, no entanto é gerada uma nova imagem.

Na conclusão da ferramenta, verifique o novo tamanho da VDI. Eu consegui redução de imagem com mais de 6GB para menos de 2GB! Boa redução!

Deixe sua opinião!