Fator de Impacto CAPES – QUALIS

ImpactoQuando se busca publicar artigos, um medidor muito importante para os programas de pós-graduação é o fator de impacto do periódico (revista científica). O principal órgão de classificação no Brasil é o CAPES que em seu método de avaliação, QUALIS. Os periódicos são classificados em oito categorias, chamadas de estratos pela CAPES, são elas A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, sendo A1 a classificação mais elevada, enquanto C indica peso zero. Para cada área a classificação é realizada de um modo e a cada três anos o método de classificação pode ser alterado, contudo em geral é utilizado o fator de impacto da base JCR/ISI como principal critério.

Por exemplo em Engenharias IV o qual engloba programas de Engenharia Biomédica e Engenharia Elétrica, os periódicos são separados em dois grupos, diretamente ligados a área, chamado Grupo 1 e não diretamente ligados a área, chamado Grupo 2. Destes grupos, com os fatores de impactos do JCR/ISI, é definida a classificação do periódico como exibido na tabela abaixo:

ClassificaçãoGrupo 1Grupo 2
A1fi >= 0,95*
A2fi >= 0,36 e menor que o item acimafi > 5,0
B1fi >= 0,12 e menor que o item acimafi >= 1,2 e menor que o item acima
B2fi > 0,0 e menor que o item acimafi > 0,0 e menor que o item acima

Para a classificação em B3, B4 ou B5 é utilizada o número de bases de dados utilizada pelo CAPES que referencia o periódico, composta por AGRIS, BIOSIS, CAB, ECONLIT, FSTA, GEOREF, IEEEXplore, INDEX-PSI, INSPEC, LILACs, MATHSCI, Medline, MLA, PHILOSOPHER, PSYCINFO, Pubmed, SCIELO, SCOPUS e SPORT DISCUS. No caso, se disponível em 3 ou mais bases B3, se em uma ou 2 bases B4 e se não aparecer em nenhuma B5.

Conforme a classificação o artigo publicado terá pesos diferentes, como exibido na tabela abaixo:

ClassificaçãoPeso
A1100%
A285%
B170%
B250%
B320%
B410%
B55%
C0

Você pode acessar a classificação dos periódicos de sua área no site da CAPES: WEBQUALIS, mas caso prefira, ou ocorra erros de acesso ao servidor (JBoss Seam Debug Page), como ocorreram conosco, é impressionante a falta de qualidade dos serviços oferecidos pelo governo brasileiro, elaboramos um conjunto de tabelas com os periódicos e suas respectivas classificações divulgadas em dezembro de 2012.

Periódicos por áreas e planilha com todos os periódicos

 

Observação: Como o CAPES apenas divulga os dados em PDF ou listas de 10 em 10, o processo de conversão e adaptação das tabelas pode conter falhas nos caracteres, se encontrar algum problema, reporte-nos! =)

2 Responses to Fator de Impacto CAPES – QUALIS

  1. Wilson Ramos disse:

    Parabéns pela iniciativa! Você poderia me dizer onde encontro o fator de impacto da revista procedia engineering?

    • Obrigado. Atualizei o endereço de acesso ao Qualis (http://qualis.capes.gov.br/). La você pode consultar pelo título do periódico.
      A Procedia Engineering tem notas de C a B2, dependendo da área. Por exemplo: Procedia Engineering (B2) – INTERDISCIPLINAR, ENGENHARIAS III, ARQUITETURA E URBANISMO; Procedia Engineering (C) – ASTRONOMIA / FÍSICA, ENGENHARIAS IV.

Deixe sua opinião!