Consulte seu PIS/PASEP, Seguro Desemprego e FGTS

CEF - FGTS PIS/PASEPAlgumas situações permitem que seja realizado o saque do seu PIS/PASEP, Seguro Desemprego ou FGTS. Abaixo segue algumas delas:

O Programa de Integração Social (PIS) foi criado com o objetivo de integrar o empregado do setor privado com o desenvolvimento da empresa. E o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é um fundo destinado aos empregados do setor público mantido pela União, pelos Estados e Municípios, pelo Distrito Federal e pelos Territórios. Você pode receber o PIS/PASEP em situações como abono salarial (para quem atende aos requisitos do PIS, como salario de no máximo 2 salários mínimos), quotas de participação do PIS, os juros do PIS ou mesmo o resgate.

O Seguro Desemprego pode ser requerido por todo trabalhador dispensado sem justa causa, por aqueles cujo contrato de trabalho foi suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador, por pescadores profissionais durante o período em que a pesca é proibida devido à procriação das espécies e por trabalhadores resgatados da condição análoga à de escravidão.

Já o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) existe, teoricamente, para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Ele pode ser recebido na ocasião de demissão ou rescisão sem justa causa, término de contrato a termo, ou três anos sem deposito no fundo, mais o tempo para seu aniversário.

Caso se encontre em algumas das situações ou apenas queira verificar os extratos, não precisa mais ir ao banco ou caixa eletrônico e perder tempo, você pode consultar o saldo pela internet. Inclusive recomendo que sempre chequem se sua empresa está depositando seu FGTS!

Como consultar pela internet o saldo de seu PIS/PASEP, Seguro Desemprego e FGTS

Para realizar a consulta pela internet você precisa do número do seu Número de Identificação Social (NIS), no caso PIS ou PASEP, e sua senha de acesso pessoal. Caso tenha esquecido a senha pode ser restaurada pelo confronto de informações, também pela internet.

Em posse dos dados, entre no site da caixa econômica federal, selecione VOCÊ, selecione então Serviços Sociais e PIS (será aberta uma nova página), nesta página selecione Consulta o Pagamento, ou pode ir diretamente pelo acesso https://webp.caixa.gov.br/cidadao/beneficios/frepw001.asp.

Imagem Acesso CEF - Sistema Integrado de Segurança

Acesso CEF – Sistema Integrado de Segurança

Nesta página basta incluir seu NIS, e caso seja o primeiro acesso, selecionar Cadastrar Senha, concordar com o acordo (leia antes de concordar ou não), incluir sua senha de acesso pessoal do cartão e definir sua senha para acesso pela internet.

Atente ao verificador do site, ele distingue, maiusculas e minusculas e são, as vezes, difícil de identificar.

Com a senha cadastrada, basta incluir seu NIS, sua Senha Internet e o Código de Verificação e clicar em OK.

Observação. Não estanhe que ocorram erros como o exibido na página abaixo, para os serviços do governo brasileiro isto é “normal”.

Erro Acesso CEF

Erro de Acesso CEF – Sistema Integrado de Identificação

Deixe sua opinião!