Como apagar arquivos de Sistema no Windows 7

Como apagar arquivos de Sistema no Windows 7

Windows Travado Logo - Apagar arquivos de SistemaEm algumas ocasiões você precisa sobrescrever ou mesmo apagar arquivos de sistema e o Windows não te dá permissão para tal, mesmo como administrador. Esse sistema é uma proteção do Windows contra alterações não provindas de uma ferramenta confiável, usualmente um “TrustInstaller” ou “TrustedInstaller”.

No meu caso o problema ocorreu com a remoção do adobe, onde uma das pastas com vários arquivos não foi removida e está impedindo novas instalações.

Caso se encontre numa situação em que precisa apagar o arquivo e o Windows lhe retorna “You require permission from SYSTEM to make changes to this file” ou “Você precisa de permissão do TrustedInstaller para fazer alterações no arquivo”, há uma solução para apagar os arquivos, ainda pelo Windows, sem recorrer a outros Sistemas Operacionais ou ao modo de segurança ou mesmo ao Administrador padrão do sistema. A solução consiste em dois comandos executados na janela de comandos.

Cuidado para não apagar arquivos críticos!

Procedimento:

  • Abra uma janela do comando em modo administrador. Isso pode ser feito selecionando dentre as propriedades “Executar como administrador” ou “Run as administrator” ou executando a aplicação com a combinação Ctrl+Shift+Enter.
Command as Administrator

Executar Janela de Comando como administrados

Você precisa então de duas operações uma para se tornar proprietário do arquivo e a segunda para mudar as permissões do arquivo, com os comandos takeown e Icacls, respectivamente.

  • Tomando o controle da pasta e seu conteúdo:

takeown /f “Caminho para Pasta ou Arquivo” /r /a

Exemplo:

takeown /f “C:\Program Files (x86)\Adobe\Acrobat 9.0\Resource\CMap” /r /a

  • Como proprietário, agora, você pode mudar a permissão de alteração dos arquivos tanto por comando, como pelas opções de segurança.

Icacls “Caminho para Pasta ou Arquivo” /grant Usuário:f /t

Exemplo:

Icacls “C:\Program Files (x86)\Adobe\Acrobat 9.0\Resource\CMap” /grant roberto:f /t

Para mais informações sobre os comandos utilize /?, ou seja, takeown /? ou Icacls /?.

Agora deve ser possível remover os arquivos! Boa sorte!

7 Responses to Como apagar arquivos de Sistema no Windows 7

  1. Marcelo Bross disse:

    Muito bom!
    Vários sites que consultei falavam do uso do takeown mas só você completou com o ICACLS
    Obrigado

  2. charley martins disse:

    Parabéns! Extremamente útil a informação. Me poupou muito trabalho, já que antes, na minha ignorância, instalava o linux para apagar por ele.

  3. vini disse:

    manja muito!!!!
    parabens

  4. Olá! Legal o tutorial! Tem outra forma de fazer o mesmo, sem o programa, que é usar o disco de instalação do win, como se faz para instalar o sistema operacional, e usar a opção “restauração do sistema” e clicar na outra opção, que é “carregar drivers” e na janela que aparece, podemos abrir deletar copiar etc, qualquer pasta, mesmo! Pois o sistema não está ocupado, ou usando qualquer arquivo, pois o win ou sistema foi carregado pelo disco, caso contrário, ele impediria deletar, por exemplo. Neste caso, é somente, procurar o arquivo ou pasta para ser deletado, e pronto! não vai nem para a lixeira!

  5. gafa disse:

    Obrigado pela dica ! te devo 200 giga em HDD !!!

  6. Foi muito assertivo! Consegui apagar uma pasta que não apagava de jeito algum! Obrigado!

Deixe sua opinião!